sábado, 28 de junho de 2014

Estou a escrever este post inspirado neste da Luciana... Porque nada melhor que o testemunho de uma outra mãe... Faz-nos sentir que não estamos sozinhas... A enfermeira que nos tem acompanhado, cada vez que digo que posso ficar sem leite diz-me "não pense assim, pense que vai ter as mamas cheias de leite!"...Pois, quem me dera... Não, não tenho pensamentos negativos, não estou pessimista, mas sei o que sinto!!
Sempre quis amamentar o máximo de tempo possível... O meu bebé tem 19 dias e não tem sido fácil... Não por ele, ele mama bem (enquanto não adormece!!), faz uma boa pega, às vezes também dá luta para pegar na mama, mas lá pega... Os meus mamilos não são os melhores para ele mamar.. Mal ele começa, parecem que fogem.. Há vezes que ele faz uma mamada completa no mamilo, mas a maior parte das vezes ponho o de silicone (da Medela). Sinto os mamilos sensíveis mas não ao ponto de me queixar, não sangram, não me doem... Tenho tudo de bom para amamentar durante muito tempo...
Comprei a bomba da Medela, vou tirando leite, mas o meu maior problema é não ter o suficiente... Se ele não mamar, o máximo que consigo tirar, das duas mamas, são 50ml!!
Ele nasceu prematuro e tem ganho peso, mas não muito... Bebo muitos líquidos, alimento-me bem, estou a tomar Promil, etc, mas a quantidade não abunda... Não senti a subida do leite, o meu peito só incha se ele não mamar durante 5 ou 6h (neste intervalo bebe o biberão que faço, vou retirando os bocadinhos que posso e juntando até fazer uma "dose")... E, provavelmente, em breve também vou ter que lhe dar leite adaptado! Se tiver que acontecer é pelo bem dele!
Criada no campo, muitas vezes pergunto à minha mãe ou à minha avó como faziam quando uma mulher não tinha leite para o seu bebé... "Levavam-no a mamar a outra mulher que tivesse um bebé..."
Já não é de agora. Não é (só) da vida que levamos, do stress, da correria... Sempre existiram mulheres que não podiam dar de mamar! E lá se foram arranjando soluções!
Como mãe faço o que posso para o meu menino estar bem... Claro que preferia dar o peito, pelos benefícios, pela ligação, pela sensação de te-lo a mamar de mim... pelo preço... Mas se não puder, se daqui a 4 dias quando ele for avaliado novamente me for dito que tenho que introduzir leite de lata, não vou facilitar! Até lá, vou-me esforçando para atrasar o mais possível esse dia :D
Não me vou sentir mal por isso... Sentir-me-ia se não o fizesse e o G não se desenvolvesse... Todos os bebés precisam de alimentação adequada para crescerem fortes e saudáveis.. E se essa alimentação for leite adaptado, pois que seja!

1 comentário:

  1. Querida mãe, a minha experiência com a amamentação tb foi cheia de altos e baixos, em muitas alturas stressei, pensei que não fosse aguentar. Senti pressões para dar leite adaptado, senti muitas vezes que não tinha leite, comprei bomba e era raro tirar mais de 50ml. Na mamada sai sempre mais para o bebé. Fui aguentando com gretas, algumas dores porque a Alice conseguia ficar 1 hora ao peito e mamava quase sempre de 1h a 1h, nunca chegava às 2h. Isto porque como tinha receio que tivesse mamado pouco (na mama nunca sabemos) e porque adormecia muitas vezes ao peito, sempre que chorava metia-a ao peito e ela ia mamando. Isto tem inconvenientes, como ter que a ter sempre comigo, mesmo quando ia fazer ginástica, ela ia comigo. Mama antes de entrar na sala e passado 50 minutos já ela se estava a queixar e eu de corrida a dar mama. Não foi fácil mas fazia tudo de novo. Introduzi o leite adaptado aos 9 meses quando decidi deixar de dar mama (opção minha).
    Vai correr tudo bem, mama ou adaptado, farás o teu melhor e o melhor para o teu filho. Felicidades

    ResponderEliminar