quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Sobre amamentação

São tantas as campanhas que defendem que o leite materno é o melhor...
Óbvio, e quem não pode (ou não quer) amamentar?  Mesmo sem intenção, inconscientemente pode criar sentimentos de tristeza. Um sensação de culpa!
Lembro-me quando fui eu.
O meu bebé nasceu e o meu corpo não estava preparado, as hormonas do leite não estavam para funcionar tão cedo ( explicando de forma bem simples). Claro que as glândulas mamárias foram-se desenvolvendo ao longo dos meses, no entanto o meu corpo não teve o estimulo necessário do parto, naquele momento! Não tive contracções nem nada!!
Eu consegui, sofri com aquela máquina ligada, a sugar, e no início algumas vezes a única gotinha de leite que via no mamilo não saia de lá. Ficava pendurada! Nem caia... Passadas 3horas, religiosamente, lá estava eu, mama de fora, respirava fundo para carregar no botão, lágrima no olho... Comecei por tirar MENOS de 5ml de cada vez, fui persistente e lá fui conseguindo! Juntava poucos ml para dar um biberãozinho de leite... O primeiro que ele bebeu tinha 5ml! Saímos do hospital bebia 30ml ( um pouco mais porque ele mamava e eu ainda tinha que tirar para ter a certeza que bebia aquela quantidade!) 
Quando tive que introduzir leite adaptado, chorei. Pensamento positivo!!! Primeiro o bem estar dele, mas não consegui evitar aquela "culpa" pequenina, lá no interior de mim... Durou pouco tempo, e eu sabia que não tinha culpa...
Mães que não podem (ou não querem) amamentar, também, têm que ser apoiadas!! Não são menos mães, os bebés não vão ser doentes, nem os que mamam leite materno nunca vão adoecer...
É um sentimento tirano, o bebé nasce e tens que amamentar, obrigatoriamente!
Continuo a falar DE MIM, porque eu consegui, mas podia não ter conseguido... Foi custoso, e hoje faria o mesmo sem pensar duas vezes, mas se (eu) não tivesse conseguido?
Hoje pensei nisso pois o meu bebé ontem rejeitou a mama duas vezes, e isso nunca tinha acontecido... Hoje parece-me que aprecia mais brincar na mama do que propriamente alimentar-se (assusta porque não bebe assim tão bem o LA!) E eu senti-o com fome, talvez não fosse isso, mas a mim parecia-me decepcionado, a maminha já não o satisfazia...
Durante estes (quase) 5 meses a amamentação, tão desejada por mim, não foi sempre fácil... Não tinha leite suficiente, tive que introduzir leite adaptado, tive medo que deixasse a mama pois dizem que grande parte deixa. Depois ele deixou de querer o LA e eu dava-lhe de mamar se fosse preciso de hora e meia em hora e meia. Era cansativo, era! Mas era bom, era um sentimento agradável, ele preferia o meu peito! Apartir de agora não sei como será! Preferia continuar a amamentar, mesmo que fosse mais cansativo, mas não quero o meu bebé insatisfeito e rabugento o dia todo! Além disso daqui a um mês vai para o infantário e queria que tivesse uma alimentação já mais certinha, porque não vou poder dar-lhe de mamar a toda a hora! Quando lhe dou LA tiro com a bomba para completar um biberão... Para continuar a estimular a produção de leite...
Amamentação e alimentação dos nossos pequeninos, cada mãe faz o melhor pelos seus, seja lá o que for o "melhor"... Sem remorsos :)

4 comentários:

  1. Não é fácil não. Há para quem seja super fácil. Eu não tive problemas de produção, pois tive a subida de leite em menos de 48 horas mas para mim foi muito doloroso. E sim, as pessoas não podem fazer sentir as mães que não podem ou não querem amamentar serem menos mães. Eu também gostava de amamentar até aos 6 meses por enquanto está a correr bem mas como digo ao meu marido cada dia é uma vitória. E sim é muito mais cansativo, tentamos fazer o melhor para eles. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não senti a subida do leite, e para mim só foi doloroso nos primeiros dias mesmo. O G sempre fez uma boa pega, não tive mais problemas... A não ser a quantidade :( Ontem à noite não pegou na mama, mas eu não stressei... Tentei acalma-lo, ele voltou a não pegar... Depois percebi que estava com MUITO sono... Tirei e dei-lhe... Ontem foi uma exepção... De noite já mamou e hoje de manhã também! Dizes muito bem, cada dia é uma vitória! ;) Se tens bastante leitinho tira e congela :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Como sabes, o D. passou para leite adaptado aos 15 dias de vida e só consegui tirar leite com sucesso mais 15 dias, depois secou por completo.
    E sim! durante 2 meses tive um sentimento de culpa enorme (eu que até me considero muito "bem resolvida"). A minha cabeça começou a mudar quando fui a uma sessão sobre amamentação. Já não o estava a fazer, mas pensei que seria bom ir na mesma. De tudo o que disseram sobre o que fazer, como agir, instrumentos para nos socorrer...eu consegui dizer: fiz, fui, comprei, tentei, voltei a tentar, mas não resultou.
    Hoje olho para ele quase com 7 meses e vejo um bebé (muito) feliz e saudável. Sei que temos a relação que tínhamos de ter e não podíamos ser mais cúmplices. E no final sei que a culpa que carreguei foi totalmente sem sentido.
    Concordo plenamente que, mesmo sem se ter essa intenção, a pressão social é enorme. Resta quebrar tabus e consciencializar que as pessoas não são todas iguais por mais que se diga que são para o caso da amamentação.

    ResponderEliminar
  4. Luciana, é difícil não sentir uns momentos de culpa... Correu tudo bem e é isso que importa... E o teu D é lindo :) mas incomoda quando umas "das" perguntas é sempre "e dás mama?"! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar