segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Disciplina Positiva

O que tento incutir ao meu filho TO-DOS os dias... Não dou palmadas, não sou apologista de castigos! Não considero que os gritos levem a algum lado, a não ser mais gritos, raiva, frustração, humilhação!
Educar tem muito que se lhe diga, muitas directrizes, muitos lemas, muitas ideologias...
Há algum tempo que me interesso por tudo que tenha a ver com Disciplina Positiva!
Educar com respeito! Em linhas muitos gerais, traços largos, (para mim!) é isto: educar com respeito, sem gritos, sem castigos. Muita comunicação, muito exemplo, muita exploração de sentimentos!

O G já sabe que não é não!
Ainda não é frequente, mas já faz as suas birras, deita-se no chão a berrar!
Quando pede alguma coisa que não pode ser, explico que não, ele chora...
Exemplificando,
Há uns meses comprei um dos famosos bálsamos /gel para os dentinhos. Ora, ele agora quer daquilo a toda a hora. Ontem lá pus um bocadinho na ponta do dedo e esfreguei nas gengivas, quis mais! Disse que não podia ser, que já tinha dado. Chorou! Perguntei "porque estás tão zangado?", calou-se, olhou para mim, apontou e disse "qué". Voltei a negar, e o filme repetiu-se da mesma maneira, exatemente igual, 3 vezes!
Direccionei a atenção dele para outro lado e em instantes esqueceu-se do gel!
Tenho que ser sincera e confessar, aqui que ninguém nos ouve, que me parte o coração porque ele, nesses momentos, faz-me (propositadamente, eu acho!) a cara mais triste deste mundo!
Digo que não, explico o porquê e depois volto a atenção dele para outro ponto de interesse! O objectivo é ir fazendo o pequeno G perceber que não pode fazer/ter tudo que quer, mas não deixar descontrolado a chorar! Ele ainda não sabe gerir os sentimentos de frustração que aparecem dentro dele. Assim, vou fazendo desta maneira, se é correcta ou não, para mim é!
A mim autocontrola-me de maneira que obrigatoriamente mantenho a calma, ao tentar explicar-lhe a situação, a mostrar que está zangado, a explorar os sentimentos, ainda de forma leve, à medida dele!

1 comentário:

  1. Gosto e identifico-me :)...ando a tentar também evitar a palavra "birra", se já leste sobre DP deves saber porquê :)!

    estás no grupo do facebook de DP?

    ResponderEliminar