sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Desde que comecei a ler e estudar sobre Disciplina Positiva muita coisa faz sentido na minha cabeça!
Por exemplo, quando choramos e todos nós choramos, precisamos de colo, consolo, de um ombro amigo, e de um BOM ouvido. A última coisa que precisamks ouvir é um "tem calma!", "não chores mais!". Mas porquê? Será errado chorar? O choro é consequência de um sentimento, um sentimento presente que temos que saber gerir e lidar com ele...
Infelizmente na minha educação, e ainda hoje, sou muitas vezes brindada com as sensações de frustração da minha família! Da minha mãe, em particular! Uma mãe que me deu tudo, tudo que podia. Mas não me ensinou nem me preparou para lidar com sentimentos... ensinou me os melhores valores morais que se pode ensinar a alguém. Mas nesse aspecto sinto que falhou! Inconscientemente, já que a ela também nuna ninguém a ensinou.
Se o G se magoa não me peçam para o deixar ali a berrar sozinho para compreender. Não! Eu corro a pegar nele e a consola lo... e ele já sabe que dou beijinho para a dor passar :) :) bem, mas o que quero dizer não é isto. Em vez de pegar nele e dizer, " Pronto, não chores mais G", eu passei a dizer "magoaste te não foi? E agora dói..." para me habituar a valorizar o sentimento dele. Se se magoou é lógico que chore, não há nada errado em chorar, em mostrar dor, tristeza! O importante é que ele percaba que eu estou ali para ele. Que ele tem alguém com quem chorar e que o ouça. Alguém que não vai ridicularizar as suas lágrimas e muito menos proibi-las!
Ensinar a saber lidar com as emoções é tão importante para que os nossos pequenos tenham um bom equilíbrio emocional! Sejam pessoas capazes e acima de tudo felizes com eles próprios, que se aceitem e se amem exatemente da maneira como são!

Sem comentários:

Enviar um comentário