sábado, 14 de maio de 2016

Produzir menos lixo

E ainda poupar na carteira...
Geralmente feijão branco, vermelho e manteiga são produtos que a minha mãe produz, logo não há embalagens! Os restantes,feijão frade, grão de bico, lentilhas, nunca compro cozidos. Compro um saco de 1kg e aproveito os fins de semana em casa dos pais, ao lume, para cozer esses alimentos, e congelo tudo.. ok, não uso embalagens mas uso sacos para congelar, mas, o volume é menor. E poupo na electricidade cá em casa...
Na semana em que vou a casa, junto todas as cascas dos alimentos (frutas e vegetais) num saco no frigorífico, no fim de semana levo para os animais comerem :) menos produção de lixo que é aproveitado!
Sempre que vou à mercearia peso todas as frutas separadas e coloco tudo no mesmo saco!  E não, o sr. ainda não obriga a pagar os sacos (os transparentes, os outros sim!).
Sei que há produtos de limpeza ecológicos para fazer em casa, ainda não me aventurei, mas será uma próxima etapa! Na cozinha uso e abuso do vinagre, seja para lavar frutas e/ou vegetais, como na limpeza, não faz espuma, mas que desinfecta, desinfecta :)
Mais uma dica de poupança: nunca ligo o forno para fazer uma refeição apenas!
Cá em casa também alterei a forma de armazenar os alimentos, antes só usava plásticos, actualmente uso vidro. Não comprei, uso os que tenho!
Palavra de ordem:reciclar! Sempre que possível comprar materiais reciclados, papel higiénico, guardanapos, resmas papel!
Sei que há muitas técnica e dicas, para já são as que me lembro!

Sem comentários:

Enviar um comentário