terça-feira, 6 de setembro de 2016

Exemplos

"Nada é tão contagioso como o exemplo." Nada!
Cá em casa seguimos a Disciplina Positiva, apesar de as pessoas à nossa volta não entenderem, e nós não darmos explicações.. Respeitam!
No fim de semana o G passou mais tempo com o primo. A diferença de idades são 10 meses, ou melhor, um tem 2 o outro 3 anos!
Cada um sabe da educação que dá aos filhos, e eu não tenho nada a ver com isso mas...
A mãe do primo bateu-lhe, deu-lhe duas palmadas bem assentes no rabo e disse-lhe "És feio e eu não gosto de ti". Naquele momento apreciei: o G, nada disse. Ficou muito sério a observar a situação e não reagiu.
Hoje de manhã antes de sair, zangou-se com um brinquedo, deu-lhe 2 pontapés e disse "feio, não goxto ti" deu uma corrida, virou-se novamente para trás e disse "pota-te bem, ai ai ai" com o dedo no ar!
Fiquei aborrecida, mesmo aborrecida!
Sei que é normal, natural este acto de imitação mas...

6 comentários:

  1. Ora aí está uma situação complicada. :( Eu também ficaria aborrecida (na melhor das hipóteses).
    É natural que fiquemos tristes com essas situações que, direta ou indiretamente, acabam por nos influenciar a nós e aos nossos filhos.
    Quando isso acontecer comigo (porque invariavelmente acaba por acontecer mais cedo ou mais tarde) vou tentar conversar com as minhas filhas e dizer que todas as pessoas são diferentes e têm comportamentos diferentes. E que nós não temos nem devemos fazer o mesmo que os outros. Temos que procurar dentro do nosso coração aquilo que nos faz sentir melhor e guiar assim os nossos actos.
    O nosso trabalho é tentar falar ao coração dos filhos e tentar dar-lhe os exemplos que julgamos virem a fazer deles pessoas boas e empáticas.
    Como é que se explica isso a uma criança de 2 anos? Não faço ideia mas preciso de aprender rapidamente. Porque se me deparo com uma situação dessas sou capaz de me passar (pelo menos interiormente) e isso (a revolta e a raiva) é um exemplo que não quero dar às minhas filhas...
    Tão complexo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil, muito difícil... se não fosse comigo dificilmente acreditaria...
      Desde esse dia (e só passaram 2!!) ele está mais violento.. ele que nunca levantou a mão agora só faz isso!
      Como explicar a uma criança de 2 anos que não se bate se, ele viu a mãe (a mãe que devia ser a mão mais amiga neste mundo) bater no primo, a boca de onde deviam sair as palavras mais lindas e de maior amor, essa boca diz "és FEIO, não gosto de ti" portanto, na cabeça dele é natural...
      Prevejo tempos difíceis que se aproximam...
      Aguenta coração...

      Eliminar
    2. :( Eu acho que evitaria estar tanto com pessoas que têm formas de educar tão diferentes mas, por outro lado, não podemos fugir da realidade, muito menos quando se trata de família. Enfim... tens aí uma situação complexa tens...

      Eliminar
    3. Graças a Deus não estou muitas vezes com eles! Com muita pena do G que está sempre a perguntar pelo primo..

      Eliminar
  2. Eu tinha falado que o menino,não é feio. Tadinho dele que deve estar constantemente a ouvir coisas desse tipo. No outro conheci uma mãe que disse à filha que era feia por estar a fazer birra. A menina tinha razão, já passa a da hora dela. Respondi logo à menina que ela não era nada feia, que ia já descansar!! Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo bem o que dizes.. eu disse-lhe que ele não era feio, pelo menino, não pela mãe!
      Acredita.. há mães que eu nunca pensei que pudesse existir... enfim!
      Beijinhos

      Eliminar