quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Sobre a Responsabilidade

Hoje de manhã pequeno G saiu a correr do quarto quando lhe disse para ir lavar as mãos.
Resultado: bateu no móvel!
Não chorou mas foi lá reclamar com o dito!
Eu não me manifestei! (nem sempre me manifesto!)
Como não bastou o ralhete que deu ao armário, voltou para trás, de dedo espetado no ar e novamente a ralhar "pota ai, ai ai!!!!".
Aí baixei-me e, num tom de voz bem baxo, disse-lhe que não era justo ele ralhar com a porta uma vez que ela estava quieta e foi o G que lhe bateu.Expliquei que ele tem que ter cuidado quando vai a correr porque pode bater nos móveis que estão quietos e magoar-se..
Olhou para mim com ar de quem percebeu o que acabou de acontecer, e lá foi lavar as mãos satisfeito!

Isto é só um exemplo real do que aconteceu hoje de manhã lá em casa! Mas todos os dias acontece qualquer coisa, e eu vou tentando sempre que posso fazer das pequena coisas, grandes ensinamentos!
É importante fazer os mais pequenos perceberem a noção da responsabilidade! Que, bem ou mal, a culpa foi do G. Ensina-los nos pequenos gestos a ter autonomia para gerirem o que lhes vai acontecendo no dia-a-dia! Ajuda-los a aceitar a responsabilidade pelos próprios actos! Para que não sejam adultos com a mania de culpar tudo e todos por tudo (principalmente de mau!) que lhes acontece!


Sem comentários:

Enviar um comentário