quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Daqui a um mês, o Natal já passou...
Odiei o Natal durante muitos anos, feitas as contas, mais de metade da minha vida, odiei o Natal...
O ano passado o sentimento foi diferente, não adorei, muito menos gostei do Natal, mas acho que comecei a fazer as pazes com a época, graças ao G...
Este ano acho que estou a começar a gostar da ideia de chegar o Natal! Por ele, quero que ele goste muito do Natal, como um dia eu gostei. Que tenha as melhores recordações, como eu tenho!! Que seja uma época muito, muito feliz e apreciada por ele. Por mim, não haviam presentes! Talvez uma ou outra lembrança. Lembranças puras e doces que fiquem na memória (ainda não na dele, mas mais tarde!).
O Natal só faz sentido quando há prendas. Caras de preferência. Despiques para ver quem dá a melhor prenda... espera-se pela meia noite para abrir as prendas, expectativas... alegria, tristeza também... enfim! Pouco amor, poucos abraços...
E depois as pessoas gritam "não pegues no bebé!", "não durmas com o bebé!", "vais mimar o bebé!"... no dia seguinte as pessoas criticam-se, porque alguém não deu o que tinha que dar! Porque eu não ganhei nada de jeito...
Enfim... sociedade...
Quando era pequenina, e lembro-me bem, a melhor, leia-se ÚNICA, prenda de Natal que recebi foram uns ténis brancos, branquinhos. No pinheiro, que só tinha 2 ou 3 fitas (no máximo!) à volta, das mais baratas que haviam, encontrávamos chocolates e/ou bolachas Maria. Alegria! Eu era tão feliz como todos os meninos que recebiam prendas caras... havia alegria, uma mini familia à mesa.. uma mesa em que se comia bem, mas pouco farta... havia muito mimo, muito colo, muitas histórias contadas... muitas que já sabíamos de cor.... não tinhamos pressa que chegasse a meia noite, a essa hora já estariamos na cama! Por isso quanto mais devagar passasse a noite, melhor :) mais tempo para brincar ;) até cair de cansaço!
Depois alguém faltou... outra pessoa importante doente... passou a haver uma familia mais pequena, já havia mais recursos para comprar fitas e talvez luzinhas para um pinheiro que não se chegava a fazer. Os chocolates continuaram a ser sagrados, a mesa um pouco mais farta... mas menos entusiasmo, falta de alegria! Menos pessoas... Menos histórias, menos 2 colos, os outros com menos disposição.. uma ou outra lágrima que não se continha quando as lembranças vinham à cabeça.
Ahh Natal mais pobre como me fazias muito mais feliz!!


1 comentário:

  1. Gostei muito de ler. De facto o natal é uma epoca de amor mas este amor é muitas vezes ofuscado pelos bens materias. Por aqui fazemos questão de passer as festas rodeados de familia para que os mais pequenos percebam que o bom é estarmos todos juntos. O bom são as gargalhadas, as conversas, os disparates que muitas vezes dizemos ou que acontecem. São essas as lembranças que ficam e não o que recebemos. Quando penso nos meus natais em miuda lembro-me da familia toda reunida. Lembro-me que era um dos poucos dias em que podiamos ficar acordados até tarde para esperar o pai Natal. São essas as lembranças que quero para os meus filhos :)

    ResponderEliminar