quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dei colo, muito colo!

Um post para grávidas com amigas que já são mães...

Mulher que se preze, já acha que sabe tudo, mas depois de ser mãe é um exagero!
São conselhos e conselhinhos (por vezes nada) sábios! Enchem as gravidas de medo, as de primeira viagem porque as outras já se sabem defender! Assim se espera...

Nunca mais vais dormir..
Tens que habitua-lo a dormir desde cedinho..
Não andes com ele ao colo...
Não o deixes mal habituado...
A primeira vez que pegares nele e ele a chorar, nunca mais te safas...

Não sei porquê, mas comecei a recordar-me de tudo que me disseram, quando estava grávida e mesmo depois do G nascer...

Era ingénua, ignorante, não sabia NADA destas coisas de ser mãe, NADA sobre bebés... Algum dia vos disse que fiquei baralhada?? Diziam-me não lhe dês colo! Vais mima-lo! Olha que fica mal habituado... eu concordava! Se os pais diziam, é porque era verdade!! (pensava eu!!)
Na rua, para os amigos/conhecidos/desconhecidos que davam opiniões sem serem pedidas, eu concordava em não dar colo. Socialmente não teria problemas, não precisava discutir o que no meu coração não era certo. Eu não sabia explicar, não tinha argumentos práticos, mas no meu coração eu não podia recusar dar colo ao meu tesouro maior deste mundo, à pessoa que mais amava. Que era totalmente dependente de MIM... E eu dele. Admito, muitas vezes o peguei e deitei no meu peito para me mimar a mim. Para me presentear com o meu bebé no meu colo!
Em casa, ele chorava e eu pegava nele, ele não chorava e eu pegava nele... Em casa, só os dois, e eu mimei-o o mais que pude! Dormi com ele ao colo, dormi com os braços enroladinha nele.
Penso nisto tantas, tantas vezes... Dei-lhe todo o colo que pude e quis dar. E mesmo assim, ainda acho que podia ter dado mais! :)

Mães de primeira viagem (como eu!) não se iludam com o que vos dizem! Os bebés precisam de mimo, colo, contacto físico, muito, muito muito!
Há variadíssimas razões para os pequeninos chorarem e só se acalmarem no colo!
Como pode um recém-nascido ser acusado de ter vícios, manhas? Ainda não tem o cérebro desenvolvido de forma a manipular-nos!
Um bebé quando nasce nem sequer percebeu que é um ser individual, que já não "somos nós" e que agora é "ele"!
Dêem-lhe de mamar sempre que ele pedir. Isso de dar mama de 3 em 3 horas também é treta!
Ouçam mais o coração que as vozes à volta. Muitas delas não dizem por mal, não duvido, são mães, ou avós que apenas querem ajudar, e partilham "saberes" que com elas funcionaram. Cada bebé é um bebé!
Pensem que quando adultos, não gostamos das mesmas coisas, não comemos a mesma coisa, a mesma quantidade,à mesma hora..

Actualmente, li, estudei, pesquisei e realmente o meu coração estava certo!! Hoje já sei defender o colo, com argumentos válidos, e práticos, dos livros, dos artigos e principalmente da minha experiência!



1 comentário:

  1. Felizmente não tenho que defender nada mas colo é a melhor coisa para eles e para nos. Tao bom, daqui a pouco já não nos querem dar colo 😉

    ResponderEliminar